De volta às postadelas, aliás... ao trabalho de montagem, é altura de colocar os reforços da proa e as anteparas, para posteriormente receber o casco inferior.
Nesta foto mostro a proa com umas placas de balsa de 1 cm de espessura, e muita cola. Fica com um aspecto horrível, mas o objectivo é ser sólido...
Continuação do reforço da proa e colocação de algumas anteparas (balsa 10 mm) ao longo do fundo:
Esta frente está mesmo horrível... mas sólida... lol!
Para receber o tubo de suporte do veio de transmissão é necessário 'acondicioná-lo' nesta calha que faz a transição entre o interior do barco com o exterior. Aqui as peças separadas:
colagem da calha, têm que ser duas:
Ei-las prontas. A seguir um trabalho de serra e torno para harmonizar as dimensões:
Colocação e colagem no sítio:
Aquando da colagem das calhas, coloquei uma vareta de aço em cada uma de modo a acertar o alinhamento. Estas varetas são os tubos de suporte dos veios, neste diagrama identificado pelo "brass tube" de 8 mm
Com as calhas no sitio fechei o fundo com algumas tiras de balsa (10 mm), e muita cola.
Eis como ficou... continua horrível, não é? Mas calma... depois do fundo trabalhado parecerá outro. E entretanto iniciei o processo de desbaste e lixamento (com lima para metal) da proa.
Já começa a parecer um fundo de um barco:
Desbaste terminado, embora falte corrigir pequenas assimetrias nos perfis laterais e isso é feito com lixa e alguma paciência. A pouco e pouco vai tomando forma:
O passo seguinte é a colocação do casco inferior, para os próximos dias...
Sem comentários:
Enviar um comentário