acordo ortográfico

origem

20/06/2011

PT 109 (O casco inferior), parte 08

Chegado à colocação do casco inferior, este revelou-se um desafio inesperado. Comecei por colocar as placas de popa, umas tábuas de pinho de 3 mm de espessura (lembram-se de uma caixa de morangos? -parte 5-)
A restante madeira do casco serão tiras de balsa, 3 mm:
Foram vários os truques e arranjos para fixar no sitio as placas para colagem:
A curvatura do casco torna quase impossível o uso dos grampos, de modo que só me safei com as tiras de velcro e alguma fita-adesiva larga, o que faz com que o aspecto na colagem fique muito pouco estético:

É preciso calma, e alguma ingenuidade... no fim deve ficar tudo bem, lol:

Amálgama... é o que significa esta foto:
Depois de retirar as fixações, parece muito pior do que é na realidade. Verão que fica uma beleza:
No lado esquerdo já iniciei o lixamento da superfície de modo a eliminar as irregularidades. No lado direito, já sem a confusão da foto anterior, já se começa a vislumbrar um casco:
Cada vez melhor... a linha a vermelho é para ter noção onde está a quilha, para evitar danificá-la com a lima ou a lixa:
Ainda há pequenas correções a fazer na superfície, eliminar as manchas de cola e acertar a quilha:
Ainda estou a pensar se colocarei uma pequena quilha sobreposta de modo a dar mais solidez ao fundo. Mas do modo como está construído, está bastante forte, quase que dará um excelente quebra-gelos... ok, estou a brincar!
Após o casco ser finamente lixado, iniciarei a colocação das duas camadas de reforço, a explicar nas próximas postadelas... até lá, estou aberto a sugestões.

1 comentário: