acordo ortográfico

origem

10/07/2011

PT 109 (Protecção do casco, 2), parte 10

Esta é a segunda camada de protecção do casco, uma fina folha de carvalho colada à camada de ligadura e cola. Depois de instalada e corrigida de erros que surgiram, é polida até que a superfície esteja pronta a receber as pinturas finais. Eis a sequência de aplicação:

Apesar de pretender uma boa colagem, verifiquei que surgiram 'bolhas' de ar por baixo da folha de carvalho, uma delas enorme justamente na zona não prensada pelas fitas, a ver nas fotos mais adiante:

Continuando...
Estamos a aproximar das curvaturas da proa, onde a fixação é cada vez mais complicada:

Um dos recursos usados para fixação foi fita adesiva larga. Nesta zona, devido à curvatura, nem as fitas nem os grampos se conseguem fixar, apesar de em alguns casos se conseguir uns apoios 'estranhos'. A ver...
Aqui, uma 'bolha' descoberta. Tive que cortar a folha de carvalho para corrigir:
Deixei-me da cola diluída e comecei a usar a cola para madeira directamente.
Eis uma fixação estranha para a proa. Além de que as camadas de folha de carvalho parecerem uma confusão... pois não parecem. Estão uma confusão. Mas no fim fica tudo bem.
Enfim, a folha de carvalho toda colocada, embora com um buracão enorme a corrigir. Fiz referência a ele no início.
Muita cola...
Fixação:
E já está... inicio o polimento com lixa para madeira nº 80 e 120. Aquela barra amarela ao lado é a número 80.
A confusão anterior desapareceu... está quase pronto.
A foto dá uma impressão falsa de enormes ondulações no casco, mas é simplesmente as diferenças de brilho nas diversas camadas de madeira e cola. Está muito melhor do que aparenta.
Após esta fase, haverá um polimento mais fino, com lixa nº 240, e então estaremos em condições de iniciar as pinturas. Entretanto há que ir pensando na construção do convés... e cabinas.

Sem comentários:

Enviar um comentário