Esta é a segunda camada de protecção do casco, uma fina folha de carvalho colada à camada de ligadura e cola. Depois de instalada e corrigida de erros que surgiram, é polida até que a superfície esteja pronta a receber as pinturas finais. Eis a sequência de aplicação:
Apesar de pretender uma boa colagem, verifiquei que surgiram 'bolhas' de ar por baixo da folha de carvalho, uma delas enorme justamente na zona não prensada pelas fitas, a ver nas fotos mais adiante:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjGKOOeqOop1wPs33Eztiil6rsYOn9gJmUvNaJz3XQCEsZa49ZaOyLU_yVRQj3Qz5xgAIKXoBtw48pQymK6wPINpdPA2gRD9Xmv37kpbz3NP0zZoiwEpftoTXnHet8LbxYKrWfUu7yo3f1H/s320/My+PT+boat+-+169.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEglcSqPRRcu2uS9itOQlHZo90Ho-U3hehdsvRQvgGcJ3MG5Lu1rZGH_xN5QuGe61782aFe6cx81knNSgexl9Eu18eG4cd9XZr8Lm5UpduGEJMwbzwd4UX9m3fSPEcnBxneeEq11plcIqUFe/s320/My+PT+boat+-+171.jpg)
Continuando...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiK37CczTjvS8BRyKsw226_iA_VijQju2ggm5HNOf0oKq8MRGlWrvTF60eghPWdkbMOg7nEpiHk8ooRArnIwcALbWUy0Q01kn_ebT_0P2O86VwXyzem_CU9G_cZdaiJyi5sn9nivM2BKpWm/s320/My+PT+boat+-+172.jpg)
Estamos a aproximar das curvaturas da proa, onde a fixação é cada vez mais complicada:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjwkvNm-0JAfm7cGhmC-HYFSv36w2dgMCaeZcdY7TRUYVGc6SCSLejPtu4XCOtlcJytnzx-nLQZkDOR2_2DMNzAgaToIN_2MxwY_D8jrfPmI9aw93-160NH0lpfjcaaED5aM9tmZ3ZJSbuN/s320/My+PT+boat+-+173.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiioDbwXGEJnK7tw2-G4nQ5ZgZtEuyUgS70DQWsfJEWOXAyBtiZammRuFlmq_f2Uugvm1b3tLDo-mlUEgnHP4WJbwc9q5C3nQKB4jopjAzxo3ZX4OGRcSekwXADVcs6P9Zt_3JhK3gktPrF/s320/My+PT+boat+-+175.jpg)
Um dos recursos usados para fixação foi fita adesiva larga. Nesta zona, devido à curvatura, nem as fitas nem os grampos se conseguem fixar, apesar de em alguns casos se conseguir uns apoios 'estranhos'. A ver...
Aqui, uma 'bolha' descoberta. Tive que cortar a folha de carvalho para corrigir:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgfpTMQKPdT2g0WXZaRQRgDnSR2_yoda3WqlJjz8Lst6RxBII325VVln6tN226J3OEBeBECD0z8VdyE-QTGgVypz3-aV2ArLVzvkB-XkM-C5UN1-gcf5QJkKrOAygz14LHw7oty2tRBsP_t/s320/My+PT+boat+-+177.jpg)
Deixei-me da cola diluída e comecei a usar a cola para madeira directamente.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg2GSRh9AsvZouSvAMqpU4Kl8_5bWg7KN4-IpgNtphiJFBHMDNl4FoOVdl9VY_mwDG4w0YngPFv8bl0SZEgO5l16KUJjgpdcI4uV0eBbaW0yRfANmTAYl6Ab4IQPQapDfldko5xeNTEqOI_/s320/My+PT+boat+-+180.jpg)
Eis uma fixação estranha para a proa. Além de que as camadas de folha de carvalho parecerem uma confusão... pois não parecem. Estão uma confusão. Mas no fim fica tudo bem.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh4CfE-kdtbz2rGLiVfS3QOyfonsJqa7YDzH6teDd10zTeVT5sn_VFzcIFo0uP1MYBlhHDPze9ngLaab8b4FtUIAGNNHR1ArSqoxV7hypNxs51edrHRaCAw4R-A5sjOgcEiCYeEAorbAH24/s320/My+PT+boat+-+181.jpg)
Enfim, a folha de carvalho toda colocada, embora com um buracão enorme a corrigir. Fiz referência a ele no início.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhELy2CmacD1jvs6cRBlIfnIsY1nPcH-YFQGGlXUHenSyGqYrPR8xR-OiO-6NGHWkZmxNh_vnQZ2cYahlOpKABNspYtvFLIJgd8DX4qUJwigRv4XV3DO3anH2bmpW14Mq0ODlTm3lzgHiwA/s320/My+PT+boat+-+185.jpg)
Muita cola...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjCR0YUS4Dt3lDjy2YDYYmPnWKMbsqJ0jHaoeuPRVkGdqFDlShKdT-Icfeic_KWQICfOdRiLY7W0tyrfeeDOUF8iBTcNY5F-LPYrWWRiUHu84POmFuWnPC9M8RdohBuzMRKb5heA9LV1gV9/s320/My+PT+boat+-+186.jpg)
Fixação:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhcvL1B-in6UM-ki1WPG5SFEHbHg45famfRihLb6MvCDHQiMb8dq1cVmyb6su-Ghp7WEt0zokkAEj5o48WkIvlFGTaTypqKX6euxBLpq5DWB6vjbE7RstqXnIxDiSSXdkCUavRklMTg_CY8/s320/My+PT+boat+-+187.jpg)
E já está... inicio o polimento com lixa para madeira nº 80 e 120. Aquela barra amarela ao lado é a número 80.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6yWOjOSsF31D-HJrDTwvTO5l5sEnSEa9UbUkD4o4puoS1UX8XDadkcMSQXQc_0W8a6lggSSSJdfLTzg0x3TSkh4zOULJ1sTiwmqm80qFY3Dk-yz000fe9gRwjW2pzzlQFFbNRCpSd7TGg/s320/My+PT+boat+-+189.jpg)
A confusão anterior desapareceu... está quase pronto.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjsfBVkHcakvJwiTQZ1PqGcYxB8DqExT3gBiNlntp2se6-RNoZRE8CP9IAUyoX6V_5CHT5g9WWJSE6Vrm5Vmp9i-aG3ciUrVaciAyh3WI909Gkt4WiEwPyIBL7MBwq5MUD3gu2mmupy4Hej/s320/My+PT+boat+-+192.jpg)
A foto dá uma impressão falsa de enormes ondulações no casco, mas é simplesmente as diferenças de brilho nas diversas camadas de madeira e cola. Está muito melhor do que aparenta.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjeyUOJV4mWmP5Jzc6O4MQDtt95ycsdiDQBOL7GIHAEUc4LyT9yYNxAZchKm9e6vrjwoLQsirBvPEEvwBYwTD2ktPXrRMJySHn1a0gAo-o54UvaoVe9xPsbQD66LZc2z_aAnwDQNmCEIVCj/s320/My+PT+boat+-+193.jpg)
Após esta fase, haverá um polimento mais fino, com lixa nº 240, e então estaremos em condições de iniciar as pinturas. Entretanto há que ir pensando na construção do convés... e cabinas.
Sem comentários:
Enviar um comentário